Mudança importante no Processo de Naturalização Ordinária no Brasil

A Portaria Interministerial nº 11 de 03 de maio de 2018 estabeleceu aos imigrantes requerentes de Naturalização Ordinária a comprovação da capacidade de se comunicar em língua portuguesa mediante apresentação do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras).

A Naturalização Ordinária é concedida ao imigrante que tenha residência em território nacional pelo prazo mínimo de 4 (quatro) anos; ou pelo prazo mínimo de 1 (um) ano quando esse imigrante tiver filho, cônjuge ou companheiro de nacionalidade brasileira e atenda os ditames do novo regime imigratório brasileiro.

O Celpe-Bras é o único certificado brasileiro de proficiência em português como língua estrangeira reconhecido oficialmente e conferido aos imigrantes com desempenho satisfatório em teste padronizado de português, desenvolvido pelo Ministério da Educação.

O exame é dividido em Parte Escrita (coletiva) e Parte Oral (individual). A Parte Oral avalia a compreensão da fala, a competência para interagir em Língua Portuguesa, a fluência, o domínio de vocabulário e de estruturas da Língua Portuguesa e a pronúncia.

Para saber mais sobre a emissão do Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros e a solicitação da Naturalização Ordinária às autoridades brasileiras, contate a Union.

Equipe Union

Posted in: