PARALISAÇÃO EM REPARTIÇÕES CONSULARES BRASILEIRAS

  1. consulado-2

Os servidores do Itamaraty iniciaram nesta terça-feira (12) uma greve nos postos no Brasil e no exterior. Por causa disso, o Consulado do Brasil em Nova York, nos EUA, está aberto apenas para serviços emergenciais.

Também há paralisações na missão brasileira nas Nações Unidas, em Nova York, e nos consulados na capital americana, Washington, em Atlanta (Geórgia), Houston (Texas) e Chicago (Illinois).

Em Nova York, o atendimento é feito por contratados locais, que recebem a documentação de brasileiros no serviço de passaportes. A emissão de documentos, porém, só é feita em casos de emergência.

A principal reivindicação da greve é a garantia do pagamento do auxílio-moradia, que, no último ano, chegou a ser atrasado em até três meses.

A greve seguirá até que o Itamaraty atenda à pauta, que vai desde a garantia do pagamento em dia do auxílio-moradia no exterior e a concessão de passaporte diplomático a assistentes de chancelaria até o reenquadramento dos subsídios de todos os funcionários -que, segundo o sindicato, estão defasados em relação às demais carreiras típicas de Estado.

Outra demanda é o estabelecimento de regras para os plantões consular e diplomático, que hoje não preveem compensação de horas.

Nesta quarta (13), representantes do sindicato devem se reunir com o Ministério do Planejamento. Após o encontro, haverá nova assembleia para decidir sobre a continuidade da paralisação.

Fonte: Folha de São Paulo

Posted in: